quarta-feira, julho 18, 2007

Erros a evitar

Hoje deixo aqui alguns erros comuns que prejudicam a reeducação alimentar ou qualquer dieta. Acho que a maioria das pessoas já cometeu estes erros, os quais devem ser evitados.


Jejum prolongado/ saltar pequeno-almoço - Ficar muito tempo sem comer é um dos principais erros. Quando começar a sentir fraqueza é sinal que já está a entrar em descompensação e vai acabar por comer mais do que comeria normalmente.

Deixar de comer hidratos de carbono ou proteína s– não se deve deixar de consumir estes alimentos por muito tempo. Como já é sabido, a proteína, por exemplo, fortalece as unhas e os cabelos, e sua falta torna-os bastante quebradiços. Por sua vez, os hidratos de carbono ajudam a aumentar a massa muscular. Se os hidratos de carbono forem retirados da alimentação, o organismo vai procurar outras fontes de energia, atacando o músculo e a gordura. Assim, perde-se massa muscular, o que causa flacidez. Por isso o ideal é consumir estes alimentos, mas em quantidades reduzidas.

Substituir uma refeição por frutas – O almoço e jantar devem ser as refeições com maior valor energético, se substituir estas refeições apenas por fruta vai voltar a sentir fome rapidamente, o que faz com que às vezes coma errado e mais do que teria comido ao almoço. Opte por uma refeição nutritiva, variada e leve.

Saltar refeições – NUNCA saltar o pequeno-almoço, esta é a refeição mais importante do dia. Assim como nunca se deve, igualmente, saltar o almoço, por que o provável é à noite surgir um ataque de compulsão alimentar. E comer mais à noite, num período em que não há gasto de energia, pode provocar um aumento de peso e ganho de gordura.

Petiscos entre as refeições - Comer um pacote de bolacha, beber sumos, comer chocolates ou batatas fritas entre as refeições é outro erro comum. O ideal é comer a cada três horas e intercalar as refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) com lanches rápidos e leves que podem ser um iogurte e bolachas integrais (2 ou 3) ou frutas com iogurte, por exemplo.

Comer muito rápido - De acordo com a maioria dos nutricionistas, 90% das pessoas comem muito depressa. Estes especialistas defendem que o ideal é comer devagar, pois o estômago leva cerca de 20 minutos a enviar uma mensagem ao cérebro, informando que já está satisfeito.

Não beber água – A água é essencial para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome. Contudo, esta ingestão deve ser feita ao longo do dia e não exageradamente de uma só vez, pois isso só prejudica o organismo. Numa dieta é normal aumentar-se o consumo de fibra, por isso é necessária muita água para hidratar o intestino, porque caso contrário a fibra “pedra”.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você