terça-feira, junho 05, 2007

Atenção aos rótulos

Hoje pesei-me mas a minha amiguinha (ou não...) disse-me que eu estava na mesma! Sim... na mesma!! Continuo com 85,7 kgs... bah :(.

Fiz exercicios todos os dias, excepto domingo, e a alimentação acho que não foi assim tão má :S e nem uma grama a menos!

Cada vez se torna mais difícil perder peso. Espero não ficar um mês estagnada neste peso como fiquei nos 86.
Alguém tem ideias para dar uma sacudidela nesta dieta? Ou como fugir a esta estagnação?

Sou toda ouvidos, venham de lá as sugestões. A seguir deixo um artigo sobre a importãncia dos rótulos, pois muitas vezes temos a tendência a só olhar para o nº de calorias do produto, mas há outras coisas que se devem ter em atenção. Espero que gostem e que seja útil.




Rótulos: Aprenda a ver as armadilhas

Durante as compras é muito importante verificar-se as informações impressas na embalagem dos alimentos. Normalmente, quando olhamos para o rótulo com os valores nutricionais a tendência é olhar apenas para as calorias, mas os restantes valores também são importantes.
Podemos ter um produto com menos calorias em relação a outro, mas ter mais açúcar ou mais gordura saturada, daí ser muito importante saber analisar o rótulo na totalidade. Quando se cria esse hábito, a tendência vai ser para consumir menos calorias e mais nutrientes benéficos.

No mercado é possível encontrar bolachas do mesmo tipo (por exemplo: bolachas integrais) com calorias diferentes. Mas, antes de optar por aquelas com menor valor calórico, compare o tamanho das porções — pois algumas embalagens mostram as kilocalorias por cada 100 gramas e outras expressam o valor energético com outra porção (3 bolachas, por exemplo). Também é preciso ter cuidado com as embalagens que contêm a palavra “light” e “diet”, alguns produtos não têm açúcar mas podem ter mais gordura do que o normal.

Para além das calorias é preciso ter muita atenção aos ingredientes que compõem o produto. Regra geral, estes produtos aparecem escritos em ordem de quantidade decrescente. Por exemplo, se um pão tem mais farinha integral do que farinha branca, então a integral deve vir em primeiro lugar na lista. É fundamental ter isto em conta numa dieta, pois deve-se optar por alimentos ricos em fibras, além de saciarem mais evitam picos de açúcar no sangue e, com isso, o excesso de insulina, a qual favorece a acumulação de gordura. Através do rótulo é possível também escolher produtos com mais vitaminas, minerais e substâncias que protegem a saúde.

Diferença entre light e diet
Para um alimento ser considerado light, o mesmo deve apresentar uma redução de, no mínimo, 25% de um determinado nutriente (açúcar, gordura, sódio etc.) da sua composição original. Um alimento light não significa que ele é menos calórico, pois segundo especialistas a redução no valor energético pode ser mínima, ou seja menos de 5 calorias. Portanto, antes de comprares um produto que tem na embalagem a palavra light, avalia primeiro o rótulo.
Por outro lado, o diet é dirigido a pessoas que não podem consumir um determinado ingrediente (por ex.: açúcar, gordura, sódio, colesterol ou proteínas).

Tem açúcar ou não?
O facto de a palavra açúcar não estar expressa no rótulo não quer dizer que o produto não o contenha, pois ele pode aparecer com outros nomes, nomeadamente: xarope de milho, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, frutose ou sacarose. Os alimentos que não têm açúcar podem ter glicose e frutose, que são naturais.

Gordura: perigo escondido!
Os rótulos devem ter expressa a gordura total do alimento, assim como descriminar essas gorduras, nomeadamente a trans e a saturada, que não são em nada benéficas para a saúde. O consumo excessivo destas gorduras, além de prejudicar o peso, pode causar diabetes e uma subida do colesterol. Por isso, verifica a lista de ingredientes:

- Gordura vegetal hidrogenada (um tipo de gordura trans): aparece com frequência nos sorvetes, salgados, pães, biscoitos, bolos, tortas e em quase tudo o que é industrializado. Mas o título de rainha das gorduras trans cabe às margarinas.

- Sal: para uma alimentação correcta é preciso moderar o consumo de sal (ele aparece, regra geral, como sódio na tabela nutricional). O sal quando consumido em excesso pode conduzir à hipertensão.


Carla C.

3 comentários:

Mishi disse...

Olá minha querida Lua. :)
Não desanimes por não teres perdido peso, esta semana corre melhor.
Eu acho que o melhor para fazer mexer a balança é um corte drástico em certo tipo de alimentos. Como os doces e o pão.

Obrigada pela info, nunca é demais!

Muitos beijinhos :)

ximiusa disse...

bem, a fase dos 86 pra mim tb foi exasperant, axo k foram 3 meses assim, alias toda a minha decada d 80 tem sido mto arrastada.
tem k haver uma nova variante k n temos explorado, seja aumentar o exercicio cardiovascular, seja beber + agua, seja aumentar as refeiçoes diminuido as ktidades.
o truque é apenas (AHAHAAHAH APENAS!! como s fosse fácil) descobril qual a variavel que nakele momento vai servir para o efeito. BOA SORT#!!

ximiusa disse...

ah lua! n tinha visto as tuas fotos!!!
SIM SRA!!! espectacular!!!!
MTO BEM!!!
és grand exemplo d luta!!

 
© 2007 Template feito por Templates para Você