Estas meninas são o meu pesadelo! Já tinha algumas estrias por ter engordado, e assim que comecei o processo de emagrecimento que passei a ter cuidados com a pele, nomeadamente colocar cremes hidratantes, cremes para as estrias e para o busto. Óbvio que depois de emagrecer cerca de 28 kgs apareceram algumas estrias e por mais creme que coloque… as sacanas teimam em continuar cá!
Andei a pesquisar e, de acordo com alguns especialistas, algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem mesmo durante a gravidez. (que inveja! eheh)
Hidratar como forma de prevenção
Os dermatologistas aconselham a uma hidratação intensa com cremes e loções para tentar evitá-las, defendendo também que devem-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (1,5/ 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Contudo, não está provado que estes cremes preventivos realmente evitem as estrias. No entanto, a hidratação que é feita com estes cremes e o respectivo massageamento da pele ajudam e tornam a pele menos frágil e seca. Quanto mais hidratada a pele estiver, maior elasticidade ela terá, o que proporciona uma maior protecção contra o aparecimento das estrias.
Aplicar duas vezes ao dia
No que diz respeito à frequência, os especialistas aconselham o uso de hidratantes duas vezes ao dia, principalmente nos locais mais críticos. Evitar roupas justas e apertadas são outros conselhos.
"Como as estrias surgem do "estiramento" da pele, quanto mais hidratada ela estiver, maior elasticidade ela terá. E essa maior elasticidade da pele proporciona uma maior proteção contra o aparecimento das estrias.
Experiência com cremes
Já usei vários cremes e parece que o efeito é quase nulo (ou será que tenho uma pele muito mazinha?). Neste momento estou a usar uma loção de massagem anti-estrias da Palmer’s, “Cocoa Butter Formula”, com vitamina E, colagénio, elastina e manteiga de karité, e estou a gostar bastante, espalha-se facilmente, não se fica com a pele gordurosa e tem um cheirinho agradável. Depois logo digo os resultados. Depois ainda uso creme hidratante e um creme anti-celulite da Dove.
Tanto creme! Ás vezes cansa. E o problema é que às vezes nem me lembro de aplicar, ou só aplico um destes e uma vez ao dia, e quando isso acontece tento intercalar. Se calhar também é por isso que os resultados não são tão visíveis.
Gostava de saber que cremes aconselham ou qual a melhor maneira de prevenir as estrias ou atenuar as que já existem.
quinta-feira, junho 28, 2007
Estrias
Publicada por Lua 6 comentários
segunda-feira, junho 25, 2007
Olá 84! Baza 85!
Esta semana o novo peso é 84,9. WEEE... já entrei na casinha dos 84, o que não é mau sinal eheh! Menos 300 gramas... passinhos de caracol, mas devagar se vai ao longe.
Publicada por Lua 2 comentários
domingo, junho 24, 2007
Bom fim-de-semana
Temos uma nova blogueira light , a lutadora, visitem o cantinho dela para dar uma força ;).
Beijocas a todos
Publicada por Lua 4 comentários
quinta-feira, junho 21, 2007
Receitas light
(6 porções de 166 calorias cada)
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) cebola ralada
- 2 colheres (sopa) ketchup
- salsa picada a gosto
- Azeite
Preparação:
Refogue a cebola num pouquinho de água e com um fio de azeite, acrescente o ketchup, o caldo de galinha dissolvido na água quente. Deixe ferver e junte o frango para cozinhar. Quando já estiver meio cozinhado junte os cogumelos. À parte, misture a farinha de trigo com o leite e o iogurte. Quando o frango estiver cozinhado adicione este molho e deixe engrossar. Por último, prove o sal e acrescente a salsa.
_______________________________________
Massa
- 200 gramas de farinha
-125 gramas de manteiga light
- sal a gosto
- 200 gramas de requeijão magro
- 1 chávena de chá de leite magro
- 2 ou 3 latas de atum ao natural
Misture a farinha com a manteiga. Junte-lhe um pouco de água morna e mexa até obter uma massa homogénea. (Humedeça apenas as mãos com água morna, para que a massa não fique muito pegajoso). Coloque numa forma de tarte espalhando bem no fundo e nos lados. Reserve.
Coloque um fio de azeite numa frigideira/tacho com o atum e refogue um pouco. Junte os cogumelos.
Bata os ovos e junte o leite e o amido de milho (é preferivel desfazer antes num pouco de leite).
Junte o requeijão esfarelado.
Espere arrefecer e desenforme. Sirva quente ou frio.
Publicada por Lua 0 comentários
terça-feira, junho 19, 2007
Compras light para a dona e para a gata
Ontem montei um plano de treino para esta semana. Primeiro vou ver como resulta e depois logo vejo se altero, tentei aumentar um pouco mais o tempo de exercícios que acho que essa é a minha grande lacuna. Ainda por cima, neste momento, não tenho a desculpa de... "ah e tal não tenho tempo!", uma vez que estou no desemprego.
Aqui fica o esquema, do meu treino em casa:
2ª feira - Bicicleta (30 min.) + ginástica localizada 1 (30 minutos) + musculação
3ª feira - Bicicleta (30 min.) + ginástica c/ fitball 1 (30 minutos) + musculação
4ª feira - Bicicleta (30 min.) + ginástica localizada 2 (30 minutos) + musculação
5ª feira - Bicicleta (30 min.) + abdominais (30 minutos) + musculação
6ª feira - Bicicleta (30 min.) + ginástica c/ fitball (30 minutos) + musculação
Nota: eventualmente trocarei alguns exercicios por uma caminhada, nada como apanhar ar puro. Depois, no link dos exercícios, colocarei links de vários exercícios que se podem fazer em casa.
Comprinhas light
Hoje foi dia de comprinhas light. Deixo aqui uma lista de coisitas que comprei. Aceito também as vossas sugestões ;), pois são sempre muito bem-vindas. Não costumo referir marcas, mas vou referir algumas que acho que "merecem".
Mercearia
- Arroz integral
- Tostas integrais
- Lentilhas (têm imensa fibra)
- Fibre 1 (a ver se ajuda o intestino preguiçoso)
- Chá branco
- Barras de cereais Alpen light maçã/sultanas (só 50 calorias p/ barra)
- Latas de atum ao natural diet
- Edulcorante líquido (costumo usar em pó, mas trouxe este para experimentar)
- Gelatina de banana com cálcio (humm... será boa?)
Vegetais
- Pimentos, tomates, brócolos, alface, cenouras e espinafres
Frutas
- kiwis, maçãs, cerejas, pêssegos e bananas
Lacticínios
- iogurtes líquidos de melão da corpos danone / pêssego e maracujá da Adágio
- queijo fresco
- Leite magro
Congelados
- Salteado de espinafres e gambas da Bonduelle (adoro este salteado é óptimo para acompanhar peixe)
- crepes chineses da Knorr (costumo comprar desta marca porque dá para fazer no forno, evitando assim a fritura)
Outros
- Friskies Light
Kitty... kitty... estás oficialmente de dieta!
Pois é.. a kitty, a minha gata, está oficialmente de dieta... pois também está obesa. Esta bichana pesa nada mais nada menos do que 6,400 Kgs. A veterinária declarou regime: biscoitos light, nada de latas que só têm molhos e condimentos, e eventualmente uma pescada cozida. Por isso, a comida da kitty também passou a fazer parte das comprinhas light.
Esta gata desde que foi esterilizada que se tornou numa trituradora de comida. É doida por iogurtes, melão e tudo o que seja doce! É só ver-me com um iogurte na mão que me salta logo para cima e não me larga! lol. E depois mete-se a olhar com aqueles olhinhos... agora acabou-se LOL eheheh. Kitty, amiga... companheira de luta... acabou-se! Estás oficialmente de dieta!
Mishi: por acaso também notei que o cá verde me estava a causar insónias, por isso tenho evitado beber à noite. Obrigado pelos conselhos :)
Ximiusa: Como eu te percebo. Ehehe às vezes encalha-se em certos números e não há meio de sair dali. Mas nós conseguimos ehehe ;)
AnaLua: Obrigadíssima pelo conselho. Hoje por acaso comprei chá branco, o qual também adoro. Por acaso gosto de variar, é que caso contrário, além do organismo ganhar habituação, começa a enjoar beber sempre o mesmo.
Publicada por Lua 1 comentários
segunda-feira, junho 18, 2007
Ainda os 85! Passos de caracol...
Está difícil sair dos 85 kgs, esta semana o peso é de 85,2... está quase! Menos 300 gramas, não é muito... mas é melhor do que nada!
Para esta semana vou montar um plano de exercícios, tenho de apostar mais nesta vertente. Vou organizar um esquema e depois coloco aqui. Depois vou analisar a alimentação e ver o que posso mudar. Chega de andar a passo de caracol :(
Chá verde
Há uma semana que estou a beber chá verde, cerca de 2 ou 3 chávenas por dia, e noto algumas diferenças. Além de me estar a ajudar na retenção de líquidos, noto que o intestino tem funcionado bem melhor e ajuda na digestão.
Benefícios Fisiológicos e Terapêuticos do Chá Verde (Camellia sinensis):
• Combate o envelhecimento precoce das células;
• Auxilia na regeneração da pele;
• Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol);
• Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol);
• Reduz a pressão arterial;
• Reduz os riscos de vários tipos de câncer;
• Protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas;
• Auxilia nos processos digestivos;
• Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;
• Ajuda a normalizar a função da tireóide;
• Previne cáries dentárias e gengivite.
- AnaLua - obrigadíssima pela sugestão do livro ;)
Publicada por Lua 3 comentários
sábado, junho 16, 2007
Bom fim-de-semana
O fim-de-semana não está muito convidativo, chuva e vento em Junho... é tudo! Bah...
Acho que vou aproveitar o fim-de-semana para relaxar, ler um pouco e ver uns DVD's.
Leitura
Acabei de ler "Marley & Eu: A vida e o amor do pior cão do mundo", de John Grogan. Um livro muito giro, e uma grande lição. Aconselho a ler. Agora vou começar a ler "Escuta a minha voz" de Susanna Tamaro.
DVD
Publicada por Lua 2 comentários
Frutas (continuação)
MELÕES, MELOAS E MELANCIAS:
Benefícios: - Doces e saborosos, contém poucas calorias; As variedades amarelas têm alto teor de vitamina A; a maioria é boa fonte de vitamina C e potássio; alguns tem bastante pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.
Inconvenientes: - É difícil verificar se as frutas estão maduras.
Benefício: - Boa fonte de vitamina C, potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B.
Inconveniente: - Pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.
MARACUJÁ
Benefícios: - Boa fonte de carboidratos; contém vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B; rica em mineras como cálcio, fósforo e ferro.
Inconvenientes: - O suco de maracujá industrializado perde completamente o seu teor de vitaminas do complexo B.
Benefício: - Rica fonte de folato, vitamina A e potássio; quantidades úteis de proteína, ferro, magnésio, vitamina C, E e B6.
Inconveniente: - Alto valor calórico, proveniente de gorduras.
Inconveniente: - Contém grande quantidade de gorduras saturadas e calorias.
TANGERINA
Benefícios: - Boa fonte de vitamina C, beta-caroteno e potássio;- Contém pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar o colesterol sanguíneo.
Inconvenientes: - Os óleos da casca podem irritar a pele de algumas pessoas.
LIMA
Benefícios: - Excelente fonte de vitamina C; pode ser usada para temperar e amaciar carnes, aves e peixes.
Inconvenientes: - A casca contém psoralém, que aumenta a sensibilidade ao sol. Desta forma, deve-se evitar que essa casca fique em contato com a pele.
DAMASCO
Benefício: - Rica fonte de beta-caroteno, ferro e potássio; rico em fibras, poucas calorias; o damasco seco é um lanche nutritivo e sem gordura.
Inconveniente: - Os conservantes a base de sulfito de alguns damascos secos podem provocar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas saudáveis; os damascos secos deixam resíduos nos dentes que podem causar cáries; contém salicilatos, que provocam reações às pessoas sensíveis a aspirina.
FIGO
Beneficio: - Rico em magnésio, potássio, cálcio e ferro; rico em fibras.
Inconveniente: - Figos frescos deterioram-se rapidamente; figos secos são ricos em calorias; seu alto conteúdo de açúcar e sua aderência contribuem para a formação de cáries; podem causar diarréias; podem ser contaminados por mofos e suas toxinas.
KIWI
Benefícios:- Excelente fonte de vitamina C; boa fonte de potássio e fibras; pode ser usado como amaciante de carnes por conter a enzima actinidina.
AMEIXA-SECA
Benefício: - Rica fonte de vitamina A; alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio e ferro; auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
Inconveniente: - Alto teor calórico; deixa um resíduo de adere aos dentes e pode provocar cáries.
CEREJAS
Benefício: - Boa sugestão para lanches e sobremesa, pois contém poucas calorias e não contém gordura. Boa fonte de vitamina C; rica em pectina, fibra solúvel que reduz o colesterol.
Inconveniente: - Pode provocar reações alérgicas em algumas pessoas; estraga rapidamente e está disponível para a colheita por apenas algumas semanas durante o Verão.
in Treino&Saúde
Publicada por Lua 0 comentários
sexta-feira, junho 15, 2007
Frutas: Benefícios e Inconvenientes
Hoje deixo aqui os benefícios de algumas frutas e os respectivos inconvenientes. Achei interessante este artigo e decidi partilhar. Amanhã coloco mais frutas. Beijocas
LARANJA
Benefícios:- Excelente fonte de vitamina C; Boa fonte de beta-caroteno, folato, tiamina e potássio.
Inconvenientes:- Podem produzir reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
MAÇÃ
Benefícios:- Poucas calorias e muitas fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol;- Contém, em pouca quantidade, beta-caroteno, potássio e ferro.
Inconvenientes:- Poucos nutrientes;- Pode conter resíduos de pesticidas, por isso, deve ser muito bem lavada.
BANANA
Benefício:- Boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e folato
MAMÃO
Benefícios: - Excelente fonte de vitaminas A e C e potássio; Um excelente laxante natural
Inconveniente:- Pode causar dermatite em algumas pessoas.
PÊRA
Benefícios:- Boa fonte de vitamina C e folato;- Boa fonte de fibras.
Inconvenientes:- As peras secas geralmente contêm sulfitos, que provocam crises de asma ou reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
UVA
Benefícios:- Alto teor de pectina e bioflavonóides;- Boa fonte de ferro, potássio e vitamina C;- Sobremesa ou lanche que tem um sabor doce e com baixas calorias.
Inconvenientes:- Pode conter pesticidas;- Os salicilatos naturais podem provocar reações alérgicas.
ABACAXI
Benefício: - Rica fonte em vitamina C, com boa quantidade de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio.
Inconveniente: - Pode causar dermatite em indivíduos sensíveis à bromelina, enzima encontrada em seu suco.
MANGA
Benefícios:- Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C;- Boa fonte de vitamina E e niacina;- Alto teor de potássio e ferro;- Baixo teor de calorias e alto teor de fibras.
Inconvenientes:- Difícil comer sem fazer sujeira.
MORANGO
Benefícios: - Excelente fonte de vitamina C;- Boa fonte de folato e potássio;- Poucas calorias e muitas fibras;- Possui bioflavonóides anticancerígenos.
Inconvenientes: - Pode provocar alergias;- Contém ácido oxálico, que reduz a absorção de minerais e pode agravar os problemas de pedras nos rins e na bexiga.
PÊSSEGO
Benefícios: - Boa fonte de vitamina A, C e potássio;- Boa fonte de fibras.
Inconvenientes: - Pode provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis.
LIMÃO
Benefícios: - Excelente fonte de vitamina C;- Pouco calórico. É uma opção mais saudável que os molhos a base de óleo;- Pode aliviar a boca seca.
Inconvenientes: - O seu alto teor de acidez pode corroer o esmalte dos dentes;- A casca contém um óleo irritante.
in Treino&Saúde
Publicada por Lua 2 comentários
quarta-feira, junho 13, 2007
Regresso à vida light
Estes dias que passei longe do blog não anotei nada do que comi, mas não abusei (excepto no domingo que comi uns docinhos, mas era o meu aniversário). Estes dias serviram de teste, porque regra geral anoto tudo o que como e vou sempre olhando e comparando para tentar não abusar, então tentei comer direitinho sem estar sempre a pensar nisso e a ver se me conseguia controlar. E consegui! Nada de abusos, definitivamente este tipo de alimentação já está interiorizado e já dificilmente consigo fugir a ele.
Fase Caracol
A perda de peso está na "fase caracol", levei imenso tempo a sair dos 86, e agora parece que vai acontecer o mesmo com os 85. A minha médica diz que estou a ser muito exigente comigo, que já perdi 26,5 Kgs, o que é imenso, e que por isso é natural que o meu metabolismo já esteja "habituado" a esta quantidade de calorias e que por isso, a partir de agora, demore mais tempo a perder peso. Por um lado sei que ela tem razão, mas seguindo uma alimentação correcta e fazendo exercícios é óbvio que queremos ver sempre esse esforço recompensado, e o meu medo é o de começar a perder a motivação.
Exercício: Sim ou não? SIM!
No últimos dias relaxei-me um pouco com os exercícios e sei que tenho de voltar rapidamente a essa rotina. Ontem estava a pensar: "valerá a pena andar a cansar-me a fazer exercício se o peso não altera?". Mas depois de tomar banho, e enquanto estava a passar creme no corpo, reparei que a barriga da perna está mais durinha, que os braços também estão a ficar mais durinhos e moldados e a barriga não estava tão inchada quando fazia abdominais todos os dias.
Posso não estar a perder peso, mas estou a definir/moldar o meu corpo, e disso não tenho dúvidas, por isso SIM vale o esforço de fazer o exercício :).
Hoje não vou ter tempo de fazer exercício, porque hoje é dia de faxina! Ehehe de manhã liguei o rádio e lá estava eu de pano do pó na mão e vassoura a fazer a faxina e a dançar. É uma boa maneira de perder calorias. A dança da faxina continua da parte da tarde eheeh.
Ps.: Que exercicios conhecem para endurecer a parte interna das coxas?
Obrigado a todos os que deixaram mensagens de apoio e de parabéns.
Beijocas
Publicada por Lua 1 comentários
domingo, junho 10, 2007
Hoje sou pequenina... logo posso comer docinho!
Saltei para a balança um dia antes do previsto e o resultado era 85.5, menos 200 gramas. Pesei-me no domingo e não na segunda porque hoje faço aninhos!!! :) Então hoje vou comer uns docinhos... hoje posso! É o meu dia! Mas nada de exageros, :P entao amanhã o peso já deve estar alterado eheheh, depois durante a semana compenso.
Aproveitar para "montar" uma nova estratégia para esta reeducação alimentar que está a passo de caracol :S.
Vou vir cá todos os dias para visitar os outros cantinhos, mas ando sem cabeça para escrever artigos e o que quer que seja, espero não demorar muito a reorganziar as ideias.
Publicada por Lua 2 comentários
quinta-feira, junho 07, 2007
quarta-feira, junho 06, 2007
Renovação do guarda-roupa
As últimas calças que comprei o número era o 46. Então hoje fui comprar uns corsários e pedi o 46. Surpresa parte II, tive de pedir o 44, porque o 46 estava muito grande :). O normal era "olhe... se faz favor, não tem maior?!" e levava sempre com aquela resposta seca das empregadas "pois, essas calças que experimentou são as maiores! Acima disso não temos!". Então devem imaginar a satisfação que foi, hoje, dizer: "olhe não tem um número abaixo?!", eheheh.
Mito. Apesar da transpiração e respiração originarem perda de líquidos do corpo, verifica-se a sua reposição assim que forem ingeridos líquidos após o esforço. É também devido a esta situação que o facto de se vestir roupa impermeável ou térmica para realizar exercício contribui apenas para aumentar a desidratação e a necessidade de ingerir líquidos durante a prática e no período posterior, sem produzir nenhum efeito específico na perda de gordura.
Aumentar a quantidade de proteína na dieta pode ajudar no controlo de peso?
Facto. Existe alguma evidência científica em torno das vantagens de uma ingestão de proteína ligeiramente aumentada (20-25% das calorias diárias ou cerca de 100-120 g/dia). O aumento da saciedade induzido pela ingestão de proteína poderá ser uma razão para estes potenciais benefícios, levando a uma menor ingestão calórica diária sem um paralelo aumento da fome. A proteína, tal como os hidratos de carbono, fornecem 4 kcal/g, enquanto a gordura fornece 9 kcal/g. Como tal, deve prevalecer a preocupação em escolher fontes de proteína com pouca quantidade de gordura associada, quer visível quer invisível.
Publicada por Lua 1 comentários
terça-feira, junho 05, 2007
Atenção aos rótulos
Hoje pesei-me mas a minha amiguinha (ou não...) disse-me que eu estava na mesma! Sim... na mesma!! Continuo com 85,7 kgs... bah :(.
Fiz exercicios todos os dias, excepto domingo, e a alimentação acho que não foi assim tão má :S e nem uma grama a menos!
Cada vez se torna mais difícil perder peso. Espero não ficar um mês estagnada neste peso como fiquei nos 86.
Alguém tem ideias para dar uma sacudidela nesta dieta? Ou como fugir a esta estagnação?
Sou toda ouvidos, venham de lá as sugestões. A seguir deixo um artigo sobre a importãncia dos rótulos, pois muitas vezes temos a tendência a só olhar para o nº de calorias do produto, mas há outras coisas que se devem ter em atenção. Espero que gostem e que seja útil.
Durante as compras é muito importante verificar-se as informações impressas na embalagem dos alimentos. Normalmente, quando olhamos para o rótulo com os valores nutricionais a tendência é olhar apenas para as calorias, mas os restantes valores também são importantes.
Podemos ter um produto com menos calorias em relação a outro, mas ter mais açúcar ou mais gordura saturada, daí ser muito importante saber analisar o rótulo na totalidade. Quando se cria esse hábito, a tendência vai ser para consumir menos calorias e mais nutrientes benéficos.
No mercado é possível encontrar bolachas do mesmo tipo (por exemplo: bolachas integrais) com calorias diferentes. Mas, antes de optar por aquelas com menor valor calórico, compare o tamanho das porções — pois algumas embalagens mostram as kilocalorias por cada 100 gramas e outras expressam o valor energético com outra porção (3 bolachas, por exemplo). Também é preciso ter cuidado com as embalagens que contêm a palavra “light” e “diet”, alguns produtos não têm açúcar mas podem ter mais gordura do que o normal.
Para além das calorias é preciso ter muita atenção aos ingredientes que compõem o produto. Regra geral, estes produtos aparecem escritos em ordem de quantidade decrescente. Por exemplo, se um pão tem mais farinha integral do que farinha branca, então a integral deve vir em primeiro lugar na lista. É fundamental ter isto em conta numa dieta, pois deve-se optar por alimentos ricos em fibras, além de saciarem mais evitam picos de açúcar no sangue e, com isso, o excesso de insulina, a qual favorece a acumulação de gordura. Através do rótulo é possível também escolher produtos com mais vitaminas, minerais e substâncias que protegem a saúde.
Diferença entre light e diet
Para um alimento ser considerado light, o mesmo deve apresentar uma redução de, no mínimo, 25% de um determinado nutriente (açúcar, gordura, sódio etc.) da sua composição original. Um alimento light não significa que ele é menos calórico, pois segundo especialistas a redução no valor energético pode ser mínima, ou seja menos de 5 calorias. Portanto, antes de comprares um produto que tem na embalagem a palavra light, avalia primeiro o rótulo.
Por outro lado, o diet é dirigido a pessoas que não podem consumir um determinado ingrediente (por ex.: açúcar, gordura, sódio, colesterol ou proteínas).
Tem açúcar ou não?
O facto de a palavra açúcar não estar expressa no rótulo não quer dizer que o produto não o contenha, pois ele pode aparecer com outros nomes, nomeadamente: xarope de milho, açúcar invertido, maltodextrina, dextrose, frutose ou sacarose. Os alimentos que não têm açúcar podem ter glicose e frutose, que são naturais.
Gordura: perigo escondido!
Os rótulos devem ter expressa a gordura total do alimento, assim como descriminar essas gorduras, nomeadamente a trans e a saturada, que não são em nada benéficas para a saúde. O consumo excessivo destas gorduras, além de prejudicar o peso, pode causar diabetes e uma subida do colesterol. Por isso, verifica a lista de ingredientes:
- Gordura vegetal hidrogenada (um tipo de gordura trans): aparece com frequência nos sorvetes, salgados, pães, biscoitos, bolos, tortas e em quase tudo o que é industrializado. Mas o título de rainha das gorduras trans cabe às margarinas.
- Sal: para uma alimentação correcta é preciso moderar o consumo de sal (ele aparece, regra geral, como sódio na tabela nutricional). O sal quando consumido em excesso pode conduzir à hipertensão.
Publicada por Lua 3 comentários
segunda-feira, junho 04, 2007
E o novo peso é... battery low
Hoje ia toda contente pesar-me, desejosa de ver se tinha boas notícias e assim que meto o pé em cima da balança (digital) aparece escrito "battery low"! BAH... ainda tentei subir umas 2 ou 3 vezes mas nada! Já comprei pilhas novas, mas como já tinha comido decidi não me pesar, pois peso-me sempre em jejum. A pesagem fica assim para amanhã!
Antes e depois
Tenho tirado algumas fotos para depois fazer comprarações. Hoje andei a fazer algumas montagens com o antes e depois e decidi postar aqui algumas. NÃO SE ASSUSTEM! :p As imagens que se seguem são para maiores de 18 e que não sofram de problemas cardiacos eheheh.
Sabia que...
- Limitar a quantidade total de calorias é mais eficaz para a redução de peso... do que limitar agressivamente a ingestão de um determinado nutriente ou alimento.
- Para gastar o equivalente às calorias ingeridas num “super menu” com sobremesa... teria de correr uma meia-maratona!
- Uma alimentação rica em fibra... induz maior saciedade e ajuda a reduzir o número total de calorias.
- A perda de 10 kilogramas de peso reduz... em 10% o colesterol das LDL em 15%, os triglicéridos em 30% e aumenta o colesterol da HDL em 8%.
in Publico.pt e Faculdade de Motricidade Humana. Site Peso&Medida: http://pesoemedida.com
Amanhã coloco um artigo que escrevi sobre a importância dos rótulos dos produtos e os valores que se devem ter em atenção.
Beijocas
Publicada por Lua 0 comentários
sábado, junho 02, 2007
Bom fim-de-semana
Um óptimo fim-de-semana para toda a gente :)
Hoje a visita é só mesmo para picar o ponto. Volto segunda-feira com mais coisitas. Entretanto andei a escrever uns artigos sobre a reeducação alimentar e outros temas que estão relacionados, os quais depois publico aqui. Isto é a minha veia jornalística a falar mais alto, já que ninguém me dá emprego como jornalista :P vou-me mantendo no "activo" escrevendo artigos aqui para o blog.
Andei a pesquisar na net e encontrei coisas interessantes que depois partilho com vocês.
Volto segunda-feira.
Publicada por Lua 1 comentários