sábado, fevereiro 24, 2007

Os 10 princípios básicos

Já comecei a ler o livro de que falei no post anterior. Hoje vou falar de dez princípios básicos, os quais são falados neste livro, e vou tentar explicar um pouco de cada um.


1- Ingira proteínas com hidratos de carbono complexos
Se combinar estes grupos de alimentos, em proporções equilibradas, receberá um fluxo regular de energia, pois o corpo converte lentamente os alimentos em glicose. Assim, está a minimizar o potencial do organismo armazenar os alimentos como gordura

2- Mantenha a hidratação
Beba pelo menos 1,5 litros de água por dia.

3- Ingira alimentos variados
Tente incluir dois novos alimentos na alimentação ou nas compras todas as semanas. Esta é uma forma de não se aborrecer facilmente da reeducação alimentar e sentir que está sempre a comer o mesmo.

4- Coma com frequência
O ideal é comer pouco e bastas vezes, mas isso já não é novidade. De facto este ponto é fundamental, pois só assim consegue ter um fluxo de energia constante ao longo do dia. Caso contrário, há fortes possibilidades de ao final do dia se sentir fraqueza e depois surgem os célebres ataques ao frigorifico durante a noite.

5- Tome SEMPRE o pequeno-almoço
Esta refeição é fundamental, pois ajuda a manter os níveis de energia e a estabelecer o metabolismo para o dia.

6- Evite o açúcar
o açúcar está presente nos alimentos de muitas formas diferentes, os quais se transformam em glicose muito depressa e contribuem para a produção de gordura e aumento de peso. Quando ingere açúcar há um pico nos níveis de glicose, mas assim que esta desce surge a fome

7 - O exercício é essencial
Um emagrecimento saudável não depende só da aliementação, pois o exercício é essencial. Só com este conjunto é que se consegue obter resultados. Tente fazer exercício tr~es vezes por semana.

8- Siga a regra 80 por 20
Todos sabemos que é impossivel seguir uma alimentação adequada e sem deslizes todos os dias do mês. Há alturas em que vamos a uma festa ou jantar fora, nestes dias aplique esta regra. Ela consiste em comer correctamente em pelo menos 80 por cento das vezes e poder desviar-se em 20 por cento. Por isso, se comeu um doce ou algo mais calórico, não se preocupe, volte a fazer tudo correctamente na próxima refeição. Esta também é uma maneira de não ficarmos a morrer de desejo por alguns alimentos.

9 - Arranje tempo para comer
Não coma à pressa. Sente-se e saboreie a refeição, como devagar e mastigue bem. Além de fazer melhor a digestão vai-se sentir mais satisfeito.

10 - Ingira gordura para perder gordura
Confuso? A verdade é que não se devem eliminar todas os lípidos ou gorduras da nossa alimentação. Há gorduras essenciais, como a ómega 3 e ómega 6, as quais são necessárias ao bom funcionamento do organismo. Deve, no entanto, tentar ingerir menos gorduras saturadas e consumir mais as gorduras essenciais.


Sábado - 24 de Fevereiro

CARDÁPIO

Pequeno-almoço
- 1 copo de leite (não tenho referido, mas o leite que bebo é sempre magro/desnatado)
- 1 fatia de pão de centeio com queijo fresco

Lanche da manhã
- 4 morangos

Almoço
- Rodelas de lulas estufadas
- brócolos e cenouras cozidas
- 2 colheres de arroz
- 1 café com adoçante

Lanche
- 1 iogurte corpos danone
- 1 pêra

Jantar
- 2 fatias de rolo de perú assado
- Salada de alface, tomate e cenoura
- 1 tigela pequenina de gelatina linea sem açúcar

Ceia
- 1 copo de leite

EXERCÍCIO
- 1 hora de elíptica

ÁGUA
- 1,5 lts

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você