Um dos factores importantes durante o processo de emagrecimento é a motivação e também a auto-determinação. Tudo, mas tudo, depende de nós próprios. Muitas vezes atribuímos a culpa de estarmos acima do peso ou mesmo obesos a terceiros e ficamos à espera de um estímulo para começar uma dieta ou uma reeducação alimentar (que para mim são coisas diferentes e mais tarde irei fazer um post sobre Dieta VS reeducação alimentar).
Muitas vezes tentava seguir uma dieta mas, passado um mês, como não recebia qualquer estímulo acabava por desistir e achava que ninguém me apoiava. Muitas vezes culpava a minha mãe, pois dizia que ela só me metia comida à frente. Vivia inventando desculpas para não ir ao ginásio, porque não tinha companhia ou porque estava cansada, ou porque estava muito frio ou então muito calor.
Até que meti a mão na consciência e percebi que não tenho de estar à espera de terceiros para me tratar, não tenho que fazer isto pelos outros mas sim por mim. Eu é que tenho de me sentir bem com o meu peso e comigo mesma. E aprendi que não tinha que comer tudo o que me metiam à frente, eu é que tinha que dizer “basta”, “não quero mais” ou “assim está bom”. Auto-determinação é a palavra-chave, nós é que temos de estabelecer os nossos limites e objectivos, e lutar.
Os estímulos são importantes, não o vou negar. Ao início desisti do blog porque ninguém comentava. Sabe bem encontrar com os amigos e ouvir alguém dizer “estás mais magra”, “estás muito melhor”, “estás a ir no bom caminho”, mas acho que não devemos estar dependentes destes estímulos. Devemos seguir a nossa luta contra os quilos a mais, quer exista ou não a tal “pancada nas costas” de incentivo.
É óbvio que às vezes há momentos de fraqueza, às vezes faço tudo direitinho e a balança me diz o contrário. Nestas alturas penso… será que vale a pena o esforço? Claro que vale! Já perdi 21,100 kgs, em cerca de 7 meses e meio, o que dá aproximadamente 3 kgs por mês, o que é óptimo. Vale a pena desistir? Deixar para trás estes 7 meses? Claro que não, vou continuar sempre, demore um ano, dois, três ou mais, mas eu VOU CONSEGUIR!
Acho que a “blogosfera light” é muito importante para se conseguir estes estímulos, para ter novos incentivos (sobretudo quando se entra nas “batalhas”), para ter novos conselhos, ou mesmo novas amizades. Como é bom ouvir elogios e ficarmos felizes com isso :). É Bom podermos partilhar estes pequenos desabafos e ao mesmo tempo sentir que podemos estar a ajudar alguém com os nossos comentários. Por agora é tudo :).
PS.: A ideia deste post surgiu depois de ter visitado o blog
Emagrecimento da Nina, e ter falado um pouco sobre a motivação. Visitem também o blog dela :)
Volto mais logo para completar o cardápio. E NUNCA desistam!
A única luta que se perde é a que se abandona.
Sábado - 17 de Fevereiro
CARDÁPIO
Pequeno-almoço
- 1 copo de leite
- meia bolinha de mistura com queijo fresco para barrar
Lanche da manhã
- não comi nada, pois tomei o pequeno-almoço tarde
Almoço
- 1 posta pequena de atum fresco
- Salteado de espinafres
- 1 Café com adoçante
Lanche
- 1 iogurte magro com pedaços de pêssego
- 1 kiwi
Jantar
- 1 tigela pequena de sopa de legumes
- 3 perninhas pequenas de frango grelhado com alface
Ceia
- Vai ser 1 copo de leite
EXERCÍCIO
- Exercícios de aquecimento
- 50 minutos de bicicleta elíptica/cross trainer
- 20 abdominais
- Alongamentos
ÁGUA
- 1,5 litros
sábado, fevereiro 17, 2007
Auto-determinação é a palavra-chave
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Nossa Carla,muito obrigada por te colocado meu blog lá na sua postagem!!!!!!! valeu mesmo!!!!!!
obs: gostaria de saber como é a sua sopa de legumes e com vc faz? eu adoro essa sopa mais nunca fiz!!!!bjsssssssssssssssssssssssssss.
Enviar um comentário