quarta-feira, maio 30, 2007

A importãncia dos alimentos integrais

Está tudo actualizado como prometido! Actualizei os links dos blogs, se me esqueci de alguém ou se alguém quer cá o link que deixe o endereço nos comentários :). Os cardápios e os exercícios também estão actualizados (podem ver a partir dos links no menu do lado direito).

Meti também as medidas (mega medidas neste caso ehehe), nesta fase prefiro guiar-me pela fita métrica do que pela balança, pois o ultimo mês estive sempre com 86 kgs, mas notei uma grande diferença nas calças e a fita métrica também mostrou essa diferença (menos 2 cm na cintura e nas ancas). A nutricionista diz que estou numa fase em que o resultado se nota mais na fita do que na balança, pois estou a ganhar bastante massa muscular.


Hoje decidi colocar aqui um artigo sobre os alimentos integrais, pois desde que comecei a reeducação alimentar que estes são uma constante na minha alimentação, nomeadamente: arroz integral, pão e tostas integrais, massa integral, farinha integral, cereais integrais e açúcar mascavo.
Noto, no entanto, que algumas pessoas têm reservas em utilizar estes produtos, mas eles são igualmente saborosos, alguns até mais saborosos do que os normais, e mais nutritivos. A seguir coloco um artigo retirado do site cyber diet, que explica quais os benefícios destes alimentos.


"Alimentos Integrais - O que trazem de benefícios à saúde?

O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam em relação aos produtos refinados.

Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado.
A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e consequentemente, a quantidade de alimentos ingerida.

Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação. Os cereais são os principais representantes dos alimentos integrais.


Arroz integral
O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação, para a produção do arroz branco convencional, remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido. Por isso, recomenda-se o consumo de arroz integral, ao invés de arroz refinado.

Açúcar Mascavo (mascavado)
É o açúcar que não sofreu processo de branqueamento com a adição de produtos químicos, sendo obtido diretamente da cana-de-açúcar. Por isso, os sais minerais e vitaminas, naturalmente presentes no vegetal, são conservados. Apresenta somente a desvantagem da coloração escura.

Sal marinho
Produto obtido pela desidratação da água do mar, sendo apenas moído e acrescido iodo, não passando por nenhum processo industrial. Contém minerais e pode ser utilizado como o sal comum


Farinha de trigo integral
A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra. Substitui a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos, tortas, tornando a receita mais nutritiva.

Cereais matinais
São constituídos por um ou vários cereais misturados. Os mais frequentes são: aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em geral, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa) adicionadas. Podem ser consumidos no café-da-manhã ou no lanche, acompanhados de leite, iogurte, salada de frutas".

2 comentários:

ximiusa disse...

ola lua!! obrigada pelo teu comment.
ainda nao consegui introduzir mtas coisas integrais: o pao e as tostas de vez em kdo é o mais fácil, agora o arroz e as massas noup. é a tal coisa d axar diferente.
entao a gent como arroz de esperma??? isso é péssimo!! s calhar n tamos gordas tamos é grávidas d vegetais, lolol.
Uma coisa. no final do mes passado tb m kis medir, mas agora n sei bem os sitios ond estive a medir, pois os nrs sao todos maiores e a roupa ta mais larga.
como fazes? poes uma risca no local a marcar?

Clara disse...

Olá querida lua
cheuguei ao teu cantinho através do blog da ximi.
Li todo o teu percurso e considero-te uma pessoa de muita força e determinda.
Também aprendi com algumas explicações que vai dando em alguns post.
Vou continuar a acompanhar-te, inclusive já te linkei.
Beijinhos grandes da Clara

 
© 2007 Template feito por Templates para Você