quinta-feira, maio 31, 2007

Dicas para tirar as medidas corporais

Hoje decidi fazer um post sobre como tirar as medidas corporais. A Ximiusa deixou uma dúvida nos comentários e eu também já tive a mesma dúvida. Daí deixar aqui umas dicas.

Tirar as medidas nem sempre é fácil, pois muitas vezes colocamos a fita métrica ou um pouco mais acima ou mais abaixo do que da última vez. A mim acontecia-me isso, muitas vezes já não sabia bem onde tinha colocado a fita na última vez e depois ou dava centímetros a mais ou então muiiitos centimetros a menos, como é óbvio ficava na dúvida. Contudo, a nutricionista tira-me sempre as medidas e batem sempre certo… foi então que me deram algumas dicas para colocar sempre a fita no sítio certo, espero que ajude:

Se tiverem um espelho grande usem-no para poder acompanhar a linha da fita métrica!

A) BUSTO: contorne o tronco passando a fita métrica abaixo das axilas e sobre o ponto mais saliente do busto, sem apertar.

B) CINTURA: contorne a cintura com a fita métrica, a cintura fica mais ou menos a dois dedos acima do umbigo. A fita deve passar sobre o ponto de menor perímetro;

C) QUADRIS/ ANCAS: contorne com a fita métrica a parte mais larga dos quadris que fica, em geral, 20 cm abaixo da cintura;

E) CULOTES/COXAS: com as pernas juntas passar a fita métrica abaixo da dobra do glúteo; ou então medir apenas uma de cada vez na mesma zona.

Outras medidas

-BRAÇOS: pode ser medido de duas formas:
»relaxado - com o braço ao lado do corpo relaxado e um pouco abduzido ou mão na cintura, circundar a fita a nível do ponto meso-umeral ou de maior perímetro;

»contraído - flexionado a 45 graus com os cotovelos à altura dos ombros contraindo o bíceps, sobre o ponto de maior perímetro;

- Panturrilhas/BARRIGA DAS PERNAS: com os pés ligeiramente afastados, distribuindo o peso do corpo entre ambas as pernas medir no ponto de maior perímetro.


Notas:

- Ximiusa: espero ter ajudado ou ter respondido à tua questão. No caso de não ser isto que pretendias diz qualquer coisa :). Beijocas

- Clara: Obrigada pela visita :) e sê bem-vinda a este cantinho. Também já visitei o teu blog e também já estás linkada. ;)

Beijocas

quarta-feira, maio 30, 2007

A importãncia dos alimentos integrais

Está tudo actualizado como prometido! Actualizei os links dos blogs, se me esqueci de alguém ou se alguém quer cá o link que deixe o endereço nos comentários :). Os cardápios e os exercícios também estão actualizados (podem ver a partir dos links no menu do lado direito).

Meti também as medidas (mega medidas neste caso ehehe), nesta fase prefiro guiar-me pela fita métrica do que pela balança, pois o ultimo mês estive sempre com 86 kgs, mas notei uma grande diferença nas calças e a fita métrica também mostrou essa diferença (menos 2 cm na cintura e nas ancas). A nutricionista diz que estou numa fase em que o resultado se nota mais na fita do que na balança, pois estou a ganhar bastante massa muscular.


Hoje decidi colocar aqui um artigo sobre os alimentos integrais, pois desde que comecei a reeducação alimentar que estes são uma constante na minha alimentação, nomeadamente: arroz integral, pão e tostas integrais, massa integral, farinha integral, cereais integrais e açúcar mascavo.
Noto, no entanto, que algumas pessoas têm reservas em utilizar estes produtos, mas eles são igualmente saborosos, alguns até mais saborosos do que os normais, e mais nutritivos. A seguir coloco um artigo retirado do site cyber diet, que explica quais os benefícios destes alimentos.


"Alimentos Integrais - O que trazem de benefícios à saúde?

O consumo de alimentos integrais tem sido incentivado devido às vantagens nutricionais que apresentam em relação aos produtos refinados.

Substituir os alimentos processados pelos equivalentes integrais é uma recomendação comum nas orientações para uma nutrição saudável, pois possibilita melhor aproveitamento dos nutrientes que são preservados quando o processo de refino não é aplicado.
A inclusão de alimentos integrais em planos alimentares para redução de peso, também é importante, principalmente pela retenção do conteúdo de fibras, que entre outros benefícios, prolongam a saciedade, reduzindo a fome e consequentemente, a quantidade de alimentos ingerida.

Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perda de valores qualitativos e quantitativos.Sendo assim, os alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, na medida em que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retida nas estruturas removidas com a refinação. Os cereais são os principais representantes dos alimentos integrais.


Arroz integral
O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação, para a produção do arroz branco convencional, remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido. Por isso, recomenda-se o consumo de arroz integral, ao invés de arroz refinado.

Açúcar Mascavo (mascavado)
É o açúcar que não sofreu processo de branqueamento com a adição de produtos químicos, sendo obtido diretamente da cana-de-açúcar. Por isso, os sais minerais e vitaminas, naturalmente presentes no vegetal, são conservados. Apresenta somente a desvantagem da coloração escura.

Sal marinho
Produto obtido pela desidratação da água do mar, sendo apenas moído e acrescido iodo, não passando por nenhum processo industrial. Contém minerais e pode ser utilizado como o sal comum


Farinha de trigo integral
A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra. Substitui a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos, tortas, tornando a receita mais nutritiva.

Cereais matinais
São constituídos por um ou vários cereais misturados. Os mais frequentes são: aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em geral, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa) adicionadas. Podem ser consumidos no café-da-manhã ou no lanche, acompanhados de leite, iogurte, salada de frutas".

segunda-feira, maio 28, 2007

Adeus 86... olá 85

Finalmente saí da casa dos 86! Weee... Estava difícil!

Estou mais precisamente com 85,7 kgs, menos 300 gramas. Não é muito mas cada grama é uma conquista e por isso estou feliz :), até porque não havia meio de entrar nos 85 :)


Balanço da semana passada

Alimentação - Não foi perfeita, diria que esteve nos 85%. Cometi algusn erros, mas... ninguém é perfeito. Errei... aprendi!

Exercício - Segunda, terça e quarta fiz, mas o resto da semana não fiz, pois estive adoentada. Esta semana vou tentar compensar. De quaqluer forma 3 vezes por semana já nao foi mau.


Blogoesfera - Andei a passear pela blogoesfera light e encontrei blogs muito interessantes, é bom aprender sempre novas dicas e partilhar todo este processo. Assim que tiver um tempinho actualizo a lista de links, e faço ligações para vários blogs, porque merecem sem dúvida.


Comentários - obrigado a todos os que vão comentando e enviando mails. O apoio é sempre importante, e contem também comigo para o que for preciso.

Amanhã actualizo o cardápio com os dias que faltam, pois hoje o dia foi uma correria. Várias entrevistas de emprego, uma delas era a cereja no topo do bolo. Torçam por mim ehheh.

Beijocas meninas e meninos, volto amanhã com mais calma e com mais coisitas.

quarta-feira, maio 23, 2007

O que comem antes e depois do exercício?

Quero as vossas sugestões e conselhos!!


Por vezes tenho dúvidas do que comer antes e depois do exercício. Antes de ir "malhar" não gosto de comer algo que seja muito pesado, mas se como muito pouco acabo por sentir fraqueza durante o exercício ou então sinto uma fome de leão depois do exercício ehehe. Com vocês acontece isso?

Hoje de manhã, antes de fazer exercício, esmaguei uma banana e juntei uma colher de aveia, uma vez que é algo que sacia e ao mesmo tempo é uma fonte rápida de energia e passei bem. Depois do exercício almocei e não senti grande fome.

Mas, ainda assim, fui pesquisar o que se deve comer antes e depois do exercício, e faço um apanhado da minha pesquisa já a seguir. Ainda assim, queria saber quais são as vossas sugestões e o que aconselham.


Antes da Actividade Física

Grande parte dos sites refere que, antes do exercício, se deve ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono, uma vez que que é o nutriente que gera a energia necessária para a realização do exercício.

Sugestão de alimentos:
- Pão com requeijão
- Torrada com geleia/doce
- Bebida desportiva
- Bolacha de água e sal
- Fruta
- Barras energéticas
- Além disso, deve-se ingerir água livremente.

Após a Actividade Física
Depois do exercício é importante a ingestão de alimentos ricos em proteínas e hidratos de carnono para reparar os músculos.

Sugestão de alimentos:
- Lanche natural com salada, queijo branco e peito de peru
- Salada verde com batata e peito de frango, carne ou peixe grelhado
- Batido com leite e frutas
- Iogurte com frutas
- Omelete com legumes
- A água também não deve ser esquecida.

Obrigado pelas visitas, comentários e pela força :).
Uma beijoca para todas/os

terça-feira, maio 22, 2007

Dicas para uma Alimentação Saudável

Hoje deixo aqui algumas dicas essenciais para a reeducação alimentar. As dicas devem ser seguidas por toda a gente e não apenas por quem pretende perder peso, pois estes items permitem seguir uma alimentação saudável.


Ao contrário do que as campanhas reflectem, não são só os obesos que têm problemas de colesterol, diabetes, etc... É possível, como uma reportagem ontem mostrou, uma pessoa ser magra por fora mas gorda por dentro.

Uma alimentação saudável proporciona uma menor ingestão de gorduras, mas é rica em hidratos de carbono, fibras e vitaminas.

Porquê uma alimentação saudável?
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar e de colesterol;
- Controlar/perder peso;
- Ajuda a prevenir as doenças cardíacas;


Dicas para uma Alimentação Saudável

- Evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar;

- Fraccione as refeições – realize 5-6 refeições por dia;

- Mantenha os horários das refeições;

- Coma alimentos variados, muitos vegetais, frutas, grãos e cereais;

- Beba bastante água – cerca de 1,5 a 2 litros por dia (8 copos), entre as refeições;

- Mastigue devagar os alimentos, descansando os talheres no prato;

- Use carnes, sal e açúcar em quantidades moderadas;

- Dê preferência às verduras cruas e frutas com casca devido às fibras que elas oferecem;

- Evite as frituras e os alimentos gordurosos, prefira assados, grelhados, ensopados e cozidos;

- Evite substituir as refeições principais (almoço e jantar) por lanches;

- Evite o consumo exagerado de óleo, sal e açúcar no preparo das refeições;

- Evite tomar muito café ao longo do dia;

- Procure evitar alimentos industrializados como enlatados e prontos a comer, pois têm grandes quantidades de sódio;

- Evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas;

- Evite os doces.

Nota: A alimentação é um factor importante e determinante no processo de reeducação alimentar e de perda de peso, mas deve ser sempre aliada ao exercício físico.

Espero que estas dicas sejam utéis, se lembrarem-se de mais algumas digam :). Ó cardápio e os exercícios físicos podem ser visualizados através dos links no menu do lado direito, ou então através dos links que se seguem:
- Ver cardápio
Beijocas

segunda-feira, maio 21, 2007

Acerte nas escolhas

A partir de agora vou voltar com o cardápio e os exercícios físicos, no menu do lado direito está um link para cada um destes itens. Decidi postar o cardápio e o exercício à parte para que os posts não fiquem muito longos.

Hoje estava a pensar na reviravolta que os meus hábitos alimentares levaram, e decidi fazer uma listinha do que não comia e agora como e das coisas com que cortei.


O que antes não comia e agora como:

- Peixe (como com mais frequência)
- Alface
- Cenoura
- Pepino
- Tomate
- Pimento
- Cebola
- Brócolos
- Arroz integral
- Massa integral
- Pão integral
- Aveia
- Queijo fresco ou Requeijão
- entre outros...


Coisas que raramente como (algumas quero cortar definitivamente):

- Refrigerantes (prefiro a água e os sumos naturais)
- Fritos (muito raramente e é qd não posso evitar mesmo)
- Maionese (se tiver de usar prefiro a light)
- Carne de porco ou vaca
- Bacon
- Bolos e bolachas (normalmente só como bolachas integrais)
- Sobremesas (só costumo comer gelatina)
- Chocolate, rebuçados ou chicletes
- Manteiga
- Fast Food
- Pão branco


Beijocas e boa semana :)

domingo, maio 20, 2007

Voltei mais leve

O drenante que estou a tomar está a ter os seus efeitos, pois a retenção de líquidos já passou e inclusive perdi 500 grs, não é muito mas é melhor do que nada


A reeducação alimentar esta semana não foi perfeita, pois tive de comer algumas vezes fora de casa devido a umas entrevistas de emprego. Isto não serve de desculpa, pois já sei que devia levar sempre algo na mala para comer, mas com a pressa e o "nervoso miudinho" lá me esqueci. Ainda assim fica aquele peso na consciência de que o resultado podia ter sido melhor se a alimentação fosse perfeita. O exercício físico também tem sido escasso... ai ai.... podem puxar-me as orelhas... eu deixo!!

Agora de nada servem as lamentações, nova semana... novos objectivos :).

Objectivos da nova semana:

1- Voltar à reeducação alimentar a 100% (ou quase... há sempre umas facadinhas... vcs compreendem ehehe);

2- Exercício físico todos os dias ou no mínimo 3 vezes por semana;

3- Actualizar o blog com frequência (têm a minha palavra). Quero voltar a colocar o cardápio diário e o exercício físico, mas vou ver se arranjo uma maneira de o fazer sem deixar os posts a parecerem um testamento.

Respostas aos comentários: (desculpem só agora responder)

Ximiusa: Por acaso também costumo reparar na cor da urina e também só fico satisfeita quando esta é quase da cor da água. É que a cor da urina pode servir como avaliação, mesmo que indirecta, do grau de hidratação e da capacidade de concentração urinária. A urina muito escura, pelo que me disseram, também pode ser sinal de que o corpo precisa de mais água para eliminar as toxinas do organismo.

Patanisca: Obrigada pela visita. No que diz respeito ao chá, já ouvi dizer que o chá verde é óptimo, e a mim costuma surtir efeito. Porém, há alturas que só mesmo com um drenante. Não querendo fazer publicidade (que não me pagam para isso ehehe), neste momento estou a tomar o drenalight e há uns meses já tomei o celludrain, ambos são 100% naturais e aliviou bastante a retenção de líquidos.

Obrigada pelas visitas, voltem sempre :). Agora vou retribuir as visitas.

quarta-feira, maio 09, 2007

Retenção de líquidos

Bahh... maldita retenção de líquidos! Detesto esta sensação de acordar "inchada"! Encontrei uma frase que descreve isto na perfeição:

«Não existe coisa pior do que a sensação de ter ganhado uns quilos extras do dia para a noite. Mas nem sempre essa "engordada" quer dizer gordura no corpo. A explicação e a culpa pelo inchaço repentino é da absorção de líquidos pelo organismo, que acaba causando um breve, porém indesejado "efeito sanfona". »


Este é um problema que costumo ter com alguma frequência, mas até agora tem passado com umas chávenas de chá verde sem cafeína. Contudo, ultimamente parece que o chá verde nao tem surtido qualquer efeito, então a nutricionista aconselhou-me a tomar um drenante 100% natural.

Hoje é o segundo dia que estou a tomar este drenante (diluir 50 ml em 1 litro de água) e parece estar a surtir efeito. Além de drenante, este produto funciona também como um suplemento alimentar à base de plantas, vitaminas e minerais. De acordo a embalagem: " ajuda a combater o excesso de peso através da:- Drenagem e purificação do organismo de toxinas, gorduras e água em excesso.- Restabelecimento do tónus e da vitalidade durante o programa de depuração.- Favorecimento da recuperação de um ventre liso".

Quando acabar de tomar eu conto para vocês os resultados ;). Entretanto deixo aqui um link de um artigo sobre a retenção de líquidos.

Beijinhos para todos e obrigado pelos comentários.

Agora vou retribuir as visitas :)

 
© 2007 Template feito por Templates para Você